VVR PR2 - Caminho das Virtudes walking

Vila Velha de Ródão 9.1 kms 03:00:00

Descrição

Ao longo do percurso, aprecie a paisagem e repare em todos os pormenores, há sempre algo a contar. Com vista para as Portas de Ródão e com um contexto geomorfológico especial, as paisagens deste percurso mostram a beleza deslumbrante de toda a região. O percurso VVR2 - Caminho das Virtudes deve o seu nome à Fonte Termal das Virtudes, com propriedades medicinais reconhecidas e valorizadas pelas populações da região.

Inicia-se na aldeia de Vilas Ruivas, vagueando pelo Vale do Lameirão e em contacto com um terraço fluvial, onde terá sido explorado ouro durante o período romano. Há ainda evidências de um acampamento temporário de homens pré-históricos, com a descoberta de lareiros caloríferos, protegidos por para-ventos.

Será possível observar e visitar a península da “Ilha das Virtudes” e mesmo antes de iniciar a subida até à aldeia, pode aproveitar um pequeno caminho para visitar a Fonte Termal, associada à Falha do Ponsul, que é uma das falhas responsáveis pelo soerguimento da Cordilheira Central Portuguesa. Voltando ao percurso por caminhos rurais com vestígios de agricultura, deve visitar o monumento funerário megalítico do Cabeço d'Ante, com cerca de 5000 anos.

No resto do caminho, salientam-se os campos de cultivo que rodeiam a aldeia e que tiram partido da água de qualidade e em abundância que jorra da serra das Talhadas, e que em parte explica a implantação desta bonita aldeia.

A realização deste percurso pode ser efetuada por famílias com crianças. Tenha atenção à distância total e, se for o caso, encurte o percurso quando chegarem à aldeia. Este percurso deve ser realizado de outubro a junho.

Percurso