BGC PR11 - O Lado português de Rio de Onor walking

Bragança 7 kms 02:00:00

Descrição

Percurso com início à entrada da aldeia de Rio de Onor, junto ao Parque de Campismo Rural de Rio de Onor.

Recomenda-se que inicie a caminhada seguindo pela estrada de alcatrão para Sul. Passados cerca de 900 metros, siga à esquerda por estradão, percorrendo
o troço mais alto do percurso, e no qual poderá apreciar uma larga extensão de montes, alcançando-se uma única aldeia: Rio de Onor. Aos poucos inicia-se a
descida em direção ao rio e ao local designado por Cimo do Couto de Baixo, para se surpreender com a dimensão de um Carvalho Negral centenário, classificado em 2012 como Árvore de Interesse Público.

Volte ao caminho principal para tomar o caminho de regresso a Rio de Onor, agora por um pequeno trilho, na orla do rio Onor, junto a um lameiro. Pouco depois alcança-se uma interessante Fraga e passados alguns metros atravessa-se o rio Onor, para percorrer alguns dos terrenos comunitários que antecedem a aldeia. Ao percorrer as ruas da aldeia, aproveite para visitar a Igreja Matriz de Rio de Onor, a ponte que atravessa o rio Onor (datada do séc. XIX), a Forja e o Forno Comunitário ou um dos moinhos instalados na margem do rio.