AGB PR1 - Percurso do Dão walking

Aguiar da Beira 20.5 kms 05:55:00

Descrição

O percurso parte do local que há séculos é tido como o ponto de nascimento do Dão, entre duas lajes graníticas, na povoação de Barranha, freguesia de Eirado. Nela pode observar vestígios da arquitetura
vernacular granítica, dirigindo-se para o planalto de Aguiar e atravessando áreas de agricultura familiar onde se evidencia a presença de castanheiros e de vinha. Atravessa depois um pequeno pinhal, onde encontra, no seu ventre, a Capela do Nº Sr. do Castelinho, com notável alpendre, num lugar aberto e aprazível, com perspetivas panorâmicas para as serranias a este. Ao sair do pinhal, depois de pequena extensão em estrada asfaltada (EN330), flete à direita, por caminho de terra batida, ao encontro do troço mais selvagem e imponente do percurso, entre impressionantes afloramentos graníticos e horizontes de perder a vista para sul e sudoeste.

O Dão circula já à sua direita, no fundo de um vale encaixado, invisibilizado pela galeria ripícola que o protege. Desce ao seu encontro e atravessa-o pela primeira de seis vezes, seguindo-se vários quilómetros de travessia ao longo das suas margens, cruzando as povoações de Porto de Aguiar, Dornelas e terminando nas imediações de Forninhos.

Percurso