VVR PR1 - Rota das Invasões walking

Vila Velha De Rodão 9.6 kms

Descrição

A Beira Baixa é uma das entradas naturais de Portugal. Este facto determinou a construção de monumentos militares estrategicamente implantados, de modo a constituir uma barreira aos exércitos invasores. Na serra das Talhadas, na região de Vila Velha de Ródão, são conhecidas algumas fortificações do tipo bateria, destinadas a controlar as vias de comunicação com o recurso a artilharia, bem como um castelo utilizado com a mesma finalidade, construído no século XII.

Ainda que pouco visíveis, estas edificações foram construídas e utilizadas em três importantes momentos da história militar: a Guerra dos Sete Anos, a Guerra da Sucessão de Espanha e a 1º Invasão Francesa, entre os séculos XVlIll e XIX.

O percurso desenvolve-se em caminhos em ziguezague e logo na sua porção inicial terá acesso aos três monumentos militares (com pequenos desvios ao traçado do percurso). Subindo a serra das Talhadas e com vistas panorâmicas de cortar a respiração, vá lendo as notificações dos nossos pontos de interesse. Quando chegar ao Castelo do Rei Wamba, desfrute da paisagem criada pelo rio Tejo, pelas cristas quartzíticas e ainda pelos vestígios da exploração de ouro da época dos romanos no Conhal do Arneiro, marcada por uma acumulação de blocos arredondados de quartzito numa área de vários hectares, na margem esquerda do rio Tejo.

Do Castelo desça por um antigo caminho que, ziguezagueando e com o apoio de novas estruturas o leva até à estrada de alcatrão e dai tome um trilho que o leva até ao ponto inicial do percurso.

A realização deste percurso não é aconselhada a famílias com crianças pequenas devido à sua distância total, contudo, dados os bons acessos de automóvel, algumas parcelas podem ser realizadas separadamente. Este percurso deve ser realizado de outubro a junho.

Percurso