SRT PR5 - Rota dos Pastores e da Lajeira walking

Sertà 13.5 kms 05:00:00

Descrição

Partindo de Figueiredo: o percurso inicia-se no largo da Igreja de Figueiredo, seguindo em direção à Estação de Arte Rupestre da Fechadu-ra. Depois de passar uma significativa mancha de castanheiros, continu-a-se em direção ao parque eólico da Serra do Cabeço Rainho. Continuan-do em frente dirigimo-nos à Estação de Arte Rupestre da Lajeira (I milénio a.C.). A partir daqui, o percurso toma a orientação da Ribeira da Tamolha, até encontrar a ponte das Relvas, de onde se segue para a piscina fluvial, Cascata e aldeia da Santinha. É então que o percurso regressa ao Figueiredo.

Partindo de Relvas: saindo de Relvas, o percurso toma a direção do cimo da Serra. Ao chegar ao final da variante, segue-se pela esquerda, passan-do ao lado das ruínas de um antigo moinho de vento e do parque eólico. A dada altura atravessasse o caminho principal do parque eólico para o lado Norte. Alguns metros depois encontra-se a indicação da Estação de Arte Rupestre da Fechadura, após a qual se desce para a aldeia de Figueiredo. O percurso continua para a aldeia vizinha da Santinha. Aqui chegados seguir pela estrada principal, até apanhar um pequeno trilho à direita que passa mesmo ao lado de uma cascata. O percurso acompanha a ribeira da Tamolha para montante, passando pela piscina fluvial e voltan-do a encontrar-se com a variante na ponte das Relvas, onde se toma o trilho de regresso ao ponto de p artida. É possível fazer apenas a variante (PR 5.1), com 4,9 Km