MDL PR1 - Trilho do Tua walking

Mirandela 13.3 kms 03:30:00

Descrição

Este percurso de Pequena Rota é linear e tem a extensão de 13,3km. Tem início no largo da aldeia de Frechas onde se encontra o Pelourinho, classificado como Monumento de Interesse Público e o término na cidade de Mirandela junto ao Posto de Turismo. Faz parte da rede de Percursos Pedestres do concelho de Mirandela e está homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.Para a realização desta caminhada, sugerimos que deixe a sua viatura na aldeia de Frechas enquanto realiza o percurso e chegando a Mirandela, regresse de metro até à estação de Frechas.

Saindo da aldeia de Frechas, siga em direcção à zona de banhos, atravesse a ponte e siga pela margem direita do Rio Tua em direcção a Norte. Ao longo deste percurso é possível contemplar uma paisagem muito diversificada. Junto aos terrenos agrícolas à saída de Frechas encontram-se vinhas e marmeleiros, que na época de Outono, conferem a este local cheiros muito agradáveis e característicos desta região.

Junto às margens do rio manifesta-se a vegetação ripícola onde predominam os choupos, os amieiros e os salgueiros e, à medida que nos afastamos do curso de água, podem contemplar-se extensas paisagens de oliveiras, sobreiros e pinheiros salpicados por estevas, carqueja e rosmaninho. Há a salientar um sobreiro de grande porte, digno de se observar e preservar. Com a aproximação da aldeia de Marmelos, podem ver-se as Serras de Sta. Comba, de Bornes, do Cubo e de Faro, bem como a cidade de Mirandela. São ainda visíveis alguns troços da Linha do Tua na margem esquerda do rio.