ARC PR15 - Viagem à Pré-História walking

Arouca 17 kms

Descrição

O PR15 - “Viagem à Pré-História” tem inicio e fim no Merujal, junto ao painel informativo ali existente.

Inicia-se a marcha rumo ao parque de campismo e ao parque de merendas e, após uma curva apertada da estrada de asfalto, toma-se à direita um caminho que se dirige para Albergaria da Serra.

Naquela localidade, após a travessia da ponte sobre o rio Caima, dirige-se para o cemitério após o qual, na bifurcação imediata, toma o caminho da esquerda, isto é, acompanha o rio no seu pequeno vale encaixado com pequenas courelas em socalcos e azenhas, algumas das quais ainda em funcionamento.

Atravessa-se de novo o Caima agora para a sua margem direita e após contornar um muro de pedra solta, atravessa-se a estrada empedrada num local denominado “Junqueiro”, continuando-se para Leste, sempre a acompanhar o Caima, que, nesta zona, é ainda um pequeno riacho.

Chegando-se a uma curva em cotovelo de um estradão florestal - no lugar do “Vidoeiro” -toma-se o caminho da direita que, após um troço de calçada muito antiga, nos leva à Portela da Anta.

Junto a esta toma-se um carreiro à esquerda, para sul, o qual após passar um pequeno ribeiro, se encaminha para uma elevação constituída por um verdadeiro caos granítico. Neste local tem-se uma magnifica panorâmica sobre o planalto da Freita, e a bacia hidrográfica do Alto Caima, tudo dominado pela torre do marco geodésico de S. Pedro Velho. Ruma-se agora para Sudoeste. Após o atravessamento da estrada de asfalto, junto à anta de Monte Calvo, segue-se por um carreiro que se encaminha para a Castanheira.

Quando se inicia a descida para esta aldeia, avista-se, lá ao longe, a Ria de Aveiro e o mar, onde o nosso rio Caima, depois de se juntar ao Vouga, vai desaguar.

Desce-se até à aldeia da Castanheira, onde se pode visitar o afloramento rochoso das “pedras parideiras”. Segue-se depois, pela parte mais baixa da aldeia, em direcção à ribeira. Após o seu atravessamento, num pequeno pontão de betão, o carreiro inicia a subida para Cabaços. Daqui continua-se por trilhos que ladeiam muros, atravessa-se outra vez o Caima no parque de Lazer de Albergaria e toma-se à esquerda uma quelha, entre muros, que nos encaminha para a Mizarela. Prosseguindo por mais cem metros alcança-se o miradouro da maior cascata de Portugal: a frecha da Mizarela.De regresso ao PR15, continua-se por caminhos bem definidos até ao Merujal, onde esta “Viagem à Pré-História”, termina.