MDB PR3 - Fisgas de Ermelo walking

Mondim de Basto 12.4 kms 04:30:00
(4.5) / (1 Avaliações)

Descrição

Percurso de montanha ao longo do vale do rio Ôlo, no coração da serra do Alvão, entre Ermelo e Varzigueto. Para além da paisagem rural, destaque para a cascata das Fisgas do Ermelo, uma falha geológica que criou um troço de rio bastante acidentado, sinuoso, profundo e com sucessivas cascatas e poços. 

Início junto à igreja paroquial de Ermelo, seguindo para norte pela rua principal, passando pelo pelourinho. Desce para o vale, passa pelos socalcos agrícolas da aldeia e atravessa uma zona de bosque misto de carvalho e castanheiro. Atravessa a ponte de madeira sobre a ribeira da Fervença, afluente da margem esquerda do Olo, e inicia a íngreme e vertiginosa subida, apoiada por um corrimão de corda

Um pouco acima, desemboca num caminho mais largo, de muita pedra solta, que sobe longa e acentuadamente até Varzigueto pela cumeada que divide os vales da ribeira da Fervença e do rio Ôlo. Mais à frente, segue apenas ao longo da vertente do Olo e, à medida que sobe, ganha vistas amplas para a falha geológica e para as Fisgas de Ermelo, sobretudo a partir de alguns miradouros naturais.

A montante das Fisgas predomina o pinhal e, neste troço mais nivelado do rio, fica um conjunto de belas lagoas de água cristalina de Piocas de Cima.

Acompanhando de perto o rio, para montante, atravessa Varzigueto, aldeia implantada em zona mais aberta. Na sua envolvente mantém prados e terrenos agrícolas. Após atravessar o rio continua pela margem direita acompanhando-o para jusante, passa novamente pelas cascatas, desce até ao estacionamento do miradouro das Fisgas de Ermelo e continua a descer o vale, ora por trilho ora por caminhos florestais. 

Ermelo perspetiva-se mais abaixo, mas, enquanto não se alcança, o rio descreve alguns meandros de enorme beleza. Numa curva mais apertada desvia-se de um afloramento rochoso e precipita-se formando uma pequena queda de água que termina numa lagoa circular muito apelativa, as Piocas de Baixo

Após atravessar uma pequena mata de sobreiros, continua-se em trilho entre muros de xisto já muito próximo do rio, que se volta a atravessar, agora pela ponte da Abelheira, larga e de estrutura em madeira. Na margem contrária inicia moderada subida até Ermelo, onde reencontra os terraços agricultados, típicos das zonas montanhosas que têm associados um sistema de canais para conduzir a água e um sistema de portinholas para a direcionar aos vários patamares. Ao entroncar na rua principal, segue à direita regressando ao início do percurso. 

Percurso

Avaliações

9 1 avaliações
Percurso
9
Sinalização
9
Pontos de interesse
9
Estruturas de apoio
8
Dificuldade
7
  • Pedro Melo
    Pedro Melo Jun, 2021

    Espetacular trilho com passagem nas famosas cascatas das Fisgas de Ermelo. Recomendado