TVD PR9 - Rota dos Encantos walking

Torres Vedras 22 kms 05:00:00

Descrição

O percurso da Rota dos Encantos tem início junto à Igreja Matriz do Turcifal, seguindo em direção à Junta de Freguesia, virando à esquerda para passar pela Capela do Espírito Santo. Após passar pelo complexo desportivo segue, entre vinhas, em direção ao Campo Real, passando pelos campos de golfe até chegar à Cadriceira.

Aqui tem início a subida à Serra do Socorro, por entre densos eucaliptais, que será recompensada por uma vista deslumbrante no seu topo, onde se situa a Ermida de N. Sra. do Socorro. Inicia-se, então, a descida, passando junto à Quinta de À-do-Guerra, seguida de nova subida à Serra do Monte Deixo. A descida para o Furadouro segue por parte do caminho militar, em que ainda é bem visível o seu característico empedrado.

Passado o Furadouro tem inicio mais uma subida em direção ao Forte da Archeira, com o percurso a seguir pela cumeada sobranceira à A8, passando pelo Forte da Feiteira, antes de chegar ao antigo Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira (junto a Figueiredo).

Segue-se em direção ao pouco visível Forte do Catefica, onde segue um dos trajetos mais bem preservados do caminho militar, que desce em direção à Mugideira.

Quase com o Turcifal à vista, ainda há tempo de passar pela Semineira, antes de regressar ao ponto de partida, junto da Igreja Matriz.