Grande Rota da Ria de Aveiro - Percurso Verde - Opinião

Grande Rota da Ria de Aveiro - Percurso Verde - Opinião

A primeira aventura de 2022

Os dias já se notavam a crescer quando decidimos percorrer uma das mais recentes grandes rotas em Portugal: a Grande Rota da Ria de Aveiro — Percurso Verde (GR59). A aventura ficou planeada para um dos primeiros fins de semana com horário de verão de modo a aproveitar todas as horas de sol. As saudades de voltar a pedalar de mochila às costas já eram grandes e não queríamos adiar muito o regresso às aventuras. Como o tempo disponível não era muito optamos por uma rota que dava para fazer facilmente em 2 dias, e tivesse o início e fim no mesmo local. Desta forma a logística é bastante mais fácil, pois não dependemos de boleias de terceiros nem dos horários mais rígidos dos transportes públicos

A Grande Rota da Ria de Aveiro

Segundo o sítio web oficial, "a Grande Rota da Ria de Aveiro define-se como sendo um percurso de longa rota, com quase 600 km de extensão total, que se divide em três percursos independentes. Através da diversidade de ambientes presentes em todo o território, cada itinerário tem as suas próprias caraterísticas, as suas próprias valências e o seu selo próprio que o distingue dos outros. Estando todos ligados entre si, facultam a realização de atividades paralelas de pedestrianismo, cicloturismo ou náutica. A Grande Rota da Ria de Aveiro assume um papel fundamental na promoção da biodiversidade da região, da sua fauna e da sua flora. A relevância dos seus valores naturais permitiu a atribuição de várias classificações nacionais e internacionais que visam a salvaguarda da sua conservação, como Sítio de Interesse Comunitário (SIC) e Zona de Proteção Especial (ZPE). Foi classificada ainda como Important Bird Area (IBA) pela Birdlife International e pela SPEA, e designada como biótopo CORINE e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
Unindo o mar à terra, com a sua diversidade de habitats - alguns destes têm aqui a sua maior expressão a nível nacional - a Grande Rota da Ria de Aveiro é uma oportunidade de conhecer um espaço territorial rico: propondo pontos de interesse relevante o que diz respeito à preservação da Natureza." Podem encontrar mais informação acerca desta rota na página oficial.

A nossa rota

Durante o planeamento da rota decidimos arrancar em Albergaria-a-Velha e terminar em Águeda. Esta opção implicava um primeiro dia mais longo com 110 km de extensão, mas com pouco desnível, cerca de 1000 D+. O segundo dia, que percorria a zona mais montanhosa de Sever do Vouga ficou com perto de 83 km de comprimento, mas uns consideráveis 2200 metros de desnível positivo.
Esta divisão do percurso correu bastante bem, pois permitiu-nos chegar ao fim a meio da tarde de domingo.

O Percurso — opinião

O percurso da GR59 é todo ele ciclável, maioritariamente em alcatrão. Não encontramos grandes dificuldades técnicas dado andarmos muito por estradas secundárias. Qualquer pessoa habituada a andar de bicicleta faz confortavelmente este percurso, seja em 2, seja em três dias, dependendo da capacidade física.

Do ponto de vista pessoal, esta rota deixou um pouco a desejar. Esperávamos um percurso com menos estrada, por trilhos cicláveis, mas que nos permitissem manter afastados do alcatrão. Houve algumas zonas um pouco monótonas, sempre em estradas secundárias de aldeia em aldeia que se tornaram um pouco aborrecidas. A estrada nacional a seguir a Sever do Vouga, apesar de ter o rio ao lado também foi um pouco chata de fazer. Mesmo algumas partes que eram feitas em trilho por estradões florestais estão bem longe da beleza que se vê em outros sítios. Aqui no interior do distrito de Aveiro o eucalipto é o rei e senhor da floresta. Estes eucaliptais não são os sítios mais agradáveis para se andar de bicicleta.

Mas nem tudo foi mau. Adoramos o percurso entre Albergaria e Aveiro, inicialmente por um trilho no meio de campos agrícolas, rodeados de cegonhas, garças e aves de rapina (que não soubemos identificar), e depois por um passadiço em Madeira mesmo junto à Ria de Aveiro. Gostamos especialmente pela biodiversidade que encontramos, bem diferente dos inóspitos eucaliptais. Outra zona que nos agradou bastante foi o percurso entre Sever do Vouga e Albergaria.

Resumidamente, foi um fim de semana bem passado, apesar de o percurso não ter sido o mais agradável, valeu bem a pena ter saído de casa. Ficou a vontade de conhecer melhor a zona mais perto da ria de Aveiro. Talvez voltemos um dia para fazer o percurso azul — GR58. São 130 km com apenas 331 metros de D+ sempre juntinho à ria. Até lá!

Mais informação:

GR59 - Grande Rota da Ria de Aveiro - Percurso Verde

Em torno do principal canal da Ria de Aveiro, cruzando o território dos concelhos de Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo e Vagos (e Albergaria-a-Velha, parcialmente). A GR59 é a qu...


Localização: Aveiro
Distância: 194 kms
Tipo de percurso: Circular