Descrição
Este percurso tem início e fim na localidade de Feirão, junto ao Centro Interpretativo do Montemuro e Porta de Entrada do Centro de BTT do Montemuro.
É um percurso circular com 16km e com uma variante de 1,5 km, dando a conhecer importante património arqueológico e um dos locais mais emblemáticos da Serra de Montemuro, a Lagoa de D. João.
Descrição do Percurso
Percurso circular com início e fim no Centro Interpretativo do Momtemuro e Porta de Entrada do Centro BTT do Montemuro.
O percurso segue para Oeste, subindo em direção ao planalto onde se
encontram as eólicas. Segue por trilhos, contornando pelo lado noroeste o
Alto do Ladário, que se encontra a uma altitude de 1216 metros.
Continuando no planalto, o percurso vai descendo por caminhos e trilhos que o levam até à Panchorra, atravessando a localidade.
Aqui, o percurso toma rumo em direção a noroeste, levando-o até à Talhada. Segue em piso asfaltado por cerca de 2 km e depois por uma estrada de terra batida em direção à capela de S. Cristóvão.
O percurso começa a descer em direção a Feirão, percorrendo caminhos de dois rodados e trilhos, contornando o Alto das Donas, chegando desta forma aos arredores da aldeia onde se começam a ver campos de cultivo.
Subindo pela parte de baixo da aldeia, o percurso termina no Centro de BTT do Montemuro.
Este percurso conta, ainda, com uma variante com cerca de 1,4 km, permitindo a sua realização de diferentes formas, mediante o interesse do pedestrianista.