PMS PR10 - Trilho da Fonte Falsa walking

Porto De Mós 7 kms 03:00:00

Descrição

O itinerário tem início junto à estátua do Sr. João Coelho Lopes da Silva, grande benemérito da terra, e segue pela Rua dos Carvalhos até à Rua dos Olivais. A meio desta vire à esquerda e suba até ao ponto mais alto de todo o percurso. Junto ao cruzeiro poderá observar toda a vila do Juncal. Este é um local emblemático onde os piqueniques são frequentes. Depois de retomadas as forças siga até à Capela de S. Miguel. Até lá chegar cruzará campos onde há séculos se pratica agricultura. Segundo reza a história terá sido em redor da zona onde foi construída a capela que terá nascido o Juncal.

Junto à capela desça até ao caminho do Ribeiro e vire à direita. Um pouco mais à frente, no pontão sobre o Ribeiro, vire à direita e siga. No final do estradão vire novamente à direita no cruzamento e suba até ao seguinte. Ao chegar ao alto não perca a vista do Vale do Ribeiro. Aprecie enquanto retoma as forças. Siga pela esquerda junto às vinhas que se encontram à direita do caminho. Inicie a descida até ao fundo do vale, e logo depois suba até ao início do caminho da Fonte Falsa.

Por este caminho que partilha passagem entre muros, com uma linha de água, que foi e é rio de inverno e caminho de verão, era feita a ligação entre a sede da Freguesia e os seus lugares a norte. Ao longo desta ligação encontra-se agora um passadiço em madeira. No final do passadiço siga até ao alcatrão e vire à esquerda. Cem metros depois, abandonem o alcatrão e siga pelo caminho que aparece à direita. Na bifurcação seguinte opte pelo caminho que sobe ligeiramente à direita e siga em frente. No início da descida irá ver o Instituto Educativo do Juncal e logo depois regressa novamente ao alcatrão. Siga pela Rua da Escola e depois desça à direita, junto à escola primária até à Igreja Matriz. Ai convidamo-lo a visitar o seu interior e a observar os painéis de azulejos pintados pela mão de José Rodrigues de Sousa, fundador da Real Fábrica do Juncal. Posteriormente, siga pela Rua de S. Miguel onde poderá observar na fachada da moradia nº 14 outros painéis da Real Fábrica.

No final siga à esquerda, pela rua mais apertada. Aí encontrará outro painel de azulejos do século XVIII, estando agora muito perto do local onde iniciou o percurso.

Percurso