BCL PR4 - Trilho das Poças walking

Barcelos 10.5 kms 03:00:00

Descrição

O percurso ”Trilho das Poças” é um traçado classificado como de pequena rota (PR), com cerca de 10,5 KM, de tipologia circular e de dificuldade “fácil”, caracterizado pela variedade de pontos de interesse de natureza paisagística e natural, que percorre maioritariamente o território da U.F. de Creixomil e Mariz, mas também uma pequena parte da U.F de Tamel Sta. Leocádia e Vilar do Monte.

O percurso tem uma forte componente ambiental e desenvolve-se numa das mais ricas áreas do concelho a nível de fauna e flora autóctones, sendo possível identificar, ao longo do percurso, manchas florestais repletas de carvalhos (Quercus faginea L.), castanheiros (Castanea sativa Miller) e principalmente espécies ripícolas como o salgueiro (Salix atrocinerea Brot.), o amieiro (Alnus glutinosa) e o freixo (Fraxinus angustifolia Vahl.), na bordadura dos cursos de água.

Os cogumelos são também uma constante nos meses de inverno, que mostram bem a riqueza deste percurso e fazem as delícias dos amantes de “Míscaros” , face à diversidade de espécies que despontam ao longo da rota.

A capela de Nossa Senhora do Rosário é o ponto de referência de princípio e do fim. A partir daqui, parte à descoberta de um percurso de elevada beleza, atravessando ribeiras de água límpida, pequenas levadas, pontelhas, moinhos recuperados, tal como, o Moinho do Meio ou mesmo a curiosa Azenha da Laranjeira que representam uma herança cultural de antanho. Ao longo do percurso, aprecie as inúmeras poças de rega que dão o nome ao percurso e que são uma curiosa forma do homem, na sua relação com a natureza, gerir a abundância de água que prolifera neste território. Cada poça tem uma significância e uma utilidade especifica, dependendo dos lugares e comunidades, ora de serventia, ora de rega, ou apenas de retenção de águas. Todo este vasto contexto patrimonial está compilado em cerca de 10,5 km de percurso, onde a mãe natureza domina e veste a sua melhor idumentária.

Uma pequena parte do percurso coincide ainda com o caminho de S. Bento, que segue em direção à freguesia de Mariz.

Em termos de fauna e avifauna, pode-se destacar a forte probabilidade do avistamento de raposas (Vulpes vulpes), de coelhos bravos (Oryctolagus cuniculus), da águia de-asa-redonda (Buteo buteo), da pega (Pica pica), da rola brava (Streptopelia turtur) do ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus), da codorniz (Coturnix coturnix), da gralha-preta (Corvus corone), do melro-comum (Turdus merula), do pintassilgo (Carduelis carduelis), da cobra-rateira (Malpolon monspessulanus), da rã-verde (Rana perezi), do sapo comum (Bufo bufo), da lesma preta (Arion Ater), da salamandra-de-fogo (Salamandra salamandra), entre outros.

Percurso