PTB PR4 - Trilho de Entre Ambos os Rios walking

Ponte da Barca 14.8 kms 06:30:00

Descrição

O Trilho de Entre Ambos-os-Rios à Ermida é um percurso de pequena rota inserida na União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil e tem início junto à Igreja de S. Miguel Entre Ambos-os-Rios, a sua construção data do séc. XVIII. Iniciando o percurso alcançará rapidamente as faldas do lugar de Froufe, aqui tomamos rumo para a direita e começamos avistar a meia encosta da Serra Amarela, Entre pinhal, carvalhos e giesta nos conduz à Ermida, mas antes, as casas de Lourido fazem presença nos seus limites com este itinerário. Continuamos a subir pela serra, a paisagem vai mudando, deixamos para trás o povoamento florestal e damos lugar aos matos rasteiros, tão característicos de zonas de maior altitude. Aqui, nos cruzamos com o GR 34, a Grande Rota Interpretativa da Serra Amarela, ao longo de quase 3 km até chegar à Ermida, ambos os percursos são coincidentes, esteja atento, pois a marcação difere na cor, sendo que o percurso de pequena rota é amarelo e vermelho e a de grande rota é branco e vermelho. Em termos paisagísticos, damos entrada aos dislumbrantes desfiladeiros do rio Carcerelhe, as suas refrescantes águas e poças, fazem este espaço ideal para uma paragem, antes de chegar à Ermida. Ao chegar à parte mais alta deste percurso, no miradouro da Ermida, temos uma percepção da distância que percorremos e o que nos falta percorrer, a escassos metros deixamos de seguir o GR 34 e passamos a integrar o GR 1 - PTB, que nos vai acompanhando até ao final do nosso percurso. Conforme vamos descendo o rio Carcerelhe nos vigia de um lado e o rio Froufe nos surge do outro, somos seguidos pelas limpidas águas que se juntam harmoniosamente mais à frente. Rapidamente entramos no simpático lugar de Lourido, voltamos a seguir o rio, mas desta vez com o nome de rio Froufe, passamos a ponte e seguimos em direção a Froufe, mas antes, ainda temos Mais informação