AGD PR7 - Trilho dos Poços walking

Águeda 10 kms 04:00:00

Descrição

O PR7 "Trilho dos Poços", por ser circular, pode ser inciado em qualquer sítio por onde passe, no entanto, dadas as facilidades de estacionamento, optou-se pelo largo fronteiro à estalagem nas margens da Pateira. Aqui, num canto do jardim, um painel informativo convida ao passeio e fornece todos os pormenores necessários.

Segue-se, para oeste por uma estrada de calçada, duas ruas de asfalto e, na travessa do Cepo Mouro, toma-se um caminho entre oliveiras que conduz a um choupal. Atravessa-se este pelo trilhoe, em menos de nada, chega-se ao Bico.

É uma zona de pântanos, de caniços e nenúfares, um perfeito refúgio para a nidificação da avifauna das zonas húmidas. Os poços, alguns ainda com nora, testemunham a imprtância que estes tiveram num passado não muito longínquo.

Depois do Bico, percorre-se agora um caminho largo ao longo da margem da Pateira, até o lavadouro público construído abaixo do solo. As lavadeiras que ainda o utilizam, chamam-lhe "o rio"...

Agora toma-se a rua do Rio, à esquerda em direção à zona urbana, depois a rua da Pedreira e de seguida a rua do Coução. Nesta rua, a uns 80 metros do seu início, ao lado direito, toma-se um carreiro tradicional que, atravessando os quintais e um pequeno ribeiro, que se dirige para a rua da Alagoa, entrando nesta junto à primeira sede da Banda Marcial de Fermentelos.

Aqui, ruma-se à direita até à rua do Miradouro, passa-se pela Junta de Freguesia e pelo Cruzeiro, rumando-se à esquerda até à igreja Matriz. Sobe-se na direção do Centro Sociale, nas traseiras deste, toma-se um passeio que conduz à travessa da Escola e de seguida ao Largo da Senhora da Saúde.

Após o descanso a que o local convida, sobe-se pela rua do Cabeço Grande