GR55 - Grande Rota Ribeiras de Arcês e Rio Frio e do Rio Tejo walking

Sardoal 50 kms 13:30:00

Descrição

Percurso em etapas:

1 - Mouriscas - Zona de Lazer da Lapa (Etapa)

Seguindo em direção a São Simão, o ramal de ligação conduz à Oliveira do Mouchão, com mais de 3350 anos. Aconselhamos que siga o percurso orientado a Sul, alcançando a Linha da Beira Baixa e o rio Tejo, em área coincidente com o antigo Canal de Alfanzira, acompanhando-os rumo a Oeste.

Infletindo pela subida, passando por baixo da ponte do caminho-de-ferro, os campos agrícolas levam-nos à estrada de asfalto, após o qual seguimos pela direita, calcorreando a calçada romana. Ao atravessar a ribeira de Arcês, e no seu encalce para montante, elementos notáveis do património construído, em harmonia com o ecossistema ribeirinho, compõem a paisagem. Após a fonte do Meirão, tomamos o caminho em terra batida à esquerda, chegando à Zona de Lazer da Lapa onde a visita à Capela da Senhora da Lapa é obrigatória.
ditamento ao alvará de loteamento

 

2- Zona de Lazer da Lapa - Queixoperra (Etapa)

Retomando a rota, em direção a Vale Formoso, atravessamos a zona florestal até à Capela de São Francisco de Assis, em Pisão Cimeiro. Regressando ao trilho, transpomos as pequenas hortas que conduzem a uma vasta mancha arborizada, até avistarmos Saramaga. Depois do troço em asfalto, trilhamos o caminho sobranceiro aos terrenos agrícolas para, a seguir à ponte, alcançarmos Queixoperra, terminando a segunda etapa.

 

3 - Queixoperra - Mouriscas (Etapa)

Prosseguindo em direção a Sul, a estrada em terra conduz à ribeira de Rio Frio, onde vários moinhos se cruzam com o circuito, com destaque para o núcleo do Poço das Talhas. Atravessando a ponte, percorremos a floresta, até ao Aterro dos Burros, tomando, depois, o percurso rumo a Lercas. Virando na passagem a Sudeste, regressamos ao contacto com a ribeira, onde pequenos atalhos dão acesso a moinhos e lagar. Seguindo a linha de água, aconselhamos visita à Capela de Nossa Senhora dos Matos. Logo após o Lagar do Domingos, o caminho com destino a Cascalhos e, de seguida à Oliveira do Mouchão. A partir da árvore mais antiga de Portugal, sugerimos que siga o ramal de ligação a Mouriscas, onde terminará a GR 55.

Percurso