ACN PR5 - Rota dos Frades walking

Alcanena 10.8 kms 03:45:00

Descrição

Numa freguesia que detém uma paisagem característica diferenciadora, este traçado pretende mostrar todos os recursos geológicos, culturais e paisagísticos existentes neste recanto tão próprio. O nome deste percurso tem a ver com a “Escola de Frades”, que existiu outrora na Serra de Santo António.
Este percurso inicia-se junto ao Bajouco (depressão natural na rocha, onde se acumulam as águas das chuvas), segue um trilho repleto de muros de pedra solta, marouços, olivais e zonas pastorícias até à estrada principal, onde se pode observar um conjunto de estruturas de apoio às atividades agrícolas, nomeadamente, as eiras, as pias do bagaço e as alpendoradas, onde se guardavam os carros de bois e restantes ferramentas agrícolas.
Subindo para norte, encontramos algumas das casas mais antigas da serra enquanto seguimos em direção ao Casal. Subindo a serra, percorrendo trilhos ladeados de pedra, onde a vegetação típica serrana é uma constante, encontrando-se marcas dos rodados dos carros de bois, que, durante épocas, transportaram cargas de pedra das pedreiras da região. Chegados ao Casal, observa-se uma dolina convertida à agricultura. Continuando a subida, direcionamo-nos, agora, para os poços, estrutura comunitária construída para garantir água às populações e aos animais, nas épocas de estio, em que este bem faltava.
Subindo em direção aos “crutos”, facilmente atingimos o ponto mais alto da serra, onde podemos contemplar o Planalto de Santo António, o polje de Mira/Minde, o Planalto de São Mamede e a Serra de Aire. Terminada esta incursão pela vertente norte da serra, voltamos a sul, onde retomamos o caminho até ao local de partida, descendo um dos trilhos que nos permite ter um maior contacto com a extensa obra que o homem tem deixado nesta serra. Por entre muros, avistamos casinas, marouços e pequenos abrigos, construídos à custa da força braçal, do alferce e da picareta.